domingo, 27 de setembro de 2009




CAMPO VERDE, 16 DE SETEMBRO DE 2009.
GESTAR-II, TP-2, SEÇÃO-3, UNIDADE-8
OBJETIVO: IDENTIFICAR FIGURAS SONORAS DO NÍVEL SONORO E SINTÁITCO NO TEXTO.

UMA ATIVIDADE PRAZEROSA É LER E PRODUZIR HISTÓRIA EM QUADRINHOS.

Para produzir a sua história em quadrinhos, lembre-se primeiramente dos sons que você produzia quando você brincava quando era criança. Esses sons chamam-se Onomatopéias. Relacionamos na lousa esses sons.
E os balões da historias em quadrinhos são todos iguais? Você sabe o que eles significam? Então desenhei os vários tipos de balões na lousa e seu significado.
Em seguida entreguei um gibi para cada aluno para que observasse as onomatopéias e os vários tipos de balões.
Depois cada um fez uma história em quadrinhos adequando a linguagem da narrativa à situação e às personagens.
Fizeram as trocas entre os colegas para fazerem a leitura.
Os alunos gostaram da atividade e produziram boas histórias em quadrinhos e foi uma aula bem produtiva.

CAMPO VERDE, 09 DE SETEMBRO DE 2009.

GESTAR II, TP-2, SEÇÃO-2, UNIDADE-6.

OBJETIVO: ESTABELECER DIFERENÇA ENTRE FRASE, PERÍODO E ORAÇÃO.

Avançando na prática trabalhada com os alunos do 6º ano.

Primeiramente trabalhamos frases para os alunos identificarem os verbos e com isso perceberem que cada verbo a transforma em oração ou em períodos.
Após esse entendimento, cada um escolheu uma figura e a recortou para produzir um texto.
Observem bem os detalhes, o que lhes chamou atenção e fizeram uma descrição oral de sua figura.
Em seguida cada um produziu um texto descrevendo a imagem e ao mesmo tempo narrando uma história. (texto descritivo e narrativo).
Alguns alunos fizeram a leitura do texto e foi ama avaliação pelos alunos e a professora dos textos.
Escolhi a turma do 6ºano que tem muita dificuldade nas produções, justamente para perceberem e ajudá-los a melhorar as suas produções textuais.
Os alunos gostaram da atividade, mas alguns tiveram dificuldades em produzir o texto.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009




CAMPO VERDE, 19 DE AOGSTO DE 2009.

GESTAR II, TP I, SECÇÃO 1, UNIDADE 3.

OBJETIVO DA SEÇÃO: CONCEITUAR TEXTO.

ATIVIDADE REALIZADA COM A TURMA DO 9ºANO.

Escrevi na lousa o texto da atividade 4, da pagina 101, os alunos copiaram e em seguida fizemos a leitura e identificam as marcas de oralidade. Fizeram oralmente o entendimento do texto.
Os alunos sentaram em dupla para realizar a proposta de produção textual que era transformar o texto oral em um texto escrito que poderia ser: em carta, aviso ou noticia de jornal.
Em seguida foram sorteadas as propostas para cada grupo.
Cada dupla produziu um texto dentro da proposta usando os argumentos do texto oral.
Os textos foram lidos e analisados de acordo com a proposta.
Essa atividade os alunos gostaram e perceberam a importância do uso da linguagem formal na escrita e oralidade.


CAMPO VERDE,12 DE AOGSTO DE 2009.

GESTAR II, TP1, UNIDADE I,SECÇÃO II

OBJETIVO DA UNIDADE: Identificar os principais dialetos do Português.

Primeiramente foram feitos comentários sobre a linguagem falada e escrita dos adultos e dos jovens e adolescentes.
Comentamos a diferença da linguagem e escrita de cada grupo. Como seria uma carta escrita por um adulto e um adolescente usando as palavras que cada grupo usa.
Após terem percebido essa diferença, comentaram também que cada grupo tem a sua linguagem e que é usada para não ser entendida por outros grupos.
Em seguida os alunos elaboraram o “dicionário dos jovens”, onde colocaram palavras que eles conheciam relacionando também o seu significado.
Fizeram também pesquisa na internet para enriquecer o dicionário.
Os alunos formaram duplas para realização desta atividade.
Depois dos dicionários prontos, cada aluno escolheu varias palavras do mesmo e produziu um texto.
Alguns alunos fizeram a leitura dos textos e a explicação do que haviam escrito.
Essa atividade foi muito importante para os alunos perceberem o uso da linguagem formal em seus textos e que a linguagem informal é usada oralmente e que devemos ter cuidado com o uso das gírias em nossas produções textuais.
Os alunos gostaram muito da atividade e perceberam que a linguagem que os jovens usam não é discriminada e que não pode ser usada em qualquer situação.


TP4 unidade 15 seção 2

CAMPO VERDE, 17 DE JUNHO DE 2009

GESTAR II
TP-4 LEITURA E PROCESSOS DA ESCRITA I, UNIDADE 15, SEÇÃO 2,OFICINA Nº1

OBJETIVO: Utilizar procedimentos que levam à determinação da estrutura do texto.

Esta oficina foi trabalhada com alunos do 9º ano com os seguintes procedimentos:

• Os alunos formaram duplas e em seguida receberam o primeiro parágrafo de um texto todo fatiado.
• Os alunos fizeram à montagem deste parágrafo e em seguida a professora observou se estava correto. E feito a correção as duplas receberam o restante do texto fatiado em parágrafos para ser montado todo o texto.
• Montado o texto novamente a professora observou e em seguida entreguei-lhes o texto original para eles observarem se estava correto a montagem e fazerem às correções.
• Em seguida os alunos leram os textos e observaram a importância da estrutura de um texto, que não é simplesmente escrever palavras e sim observar as frases, parágrafos e toda estrutura textual.
• Depois desses comentários cada dupla analisou o seu texto de acordo com:
_O gênero textual.
_Tipo de texto.
_Através de que você chegou a essa conclusão?
_ Fizeram a interpretação oral do texto para socializar com todos os alunos e esclarecer toda a analise.
• Os alunos avaliaram o trabalho de cada dupla, prestando atenção em suas respostas e fazendo as colocações em relação ao texto.
• Cada dupla trabalhou com um texto diferente para a oficina ser mais diversificada.

Foi boa a participação dos alunos e o desenvolvimento de suas atividades na oficina. Alguns tiveram dificuldades em analisar o tipo textual, mas mesmo assim a aula teve um rendimento positivo.
Não trabalhei o texto “Nossas Cidades” que foi sugerido, mas textos variados em gêneros e tipos textuais e a aula foi muito produtiva e diversificada.




CAMPO VERDE, 02 DE JUNHO DE 2009

GESTAT II
TP4- LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA
UNIDADE 14 SEÇÃO 3 OFICINA Nº 1

OBJETIVO: Conhecer a amplitude e o papel do conhecimento prévio na leitura.

• Verificar primeiramente o conhecimento prévio que os alunos têm em relação às obras de Carlos Drummond de Andrade.
• Pedir para os alunos lerem algumas poesias.
• Falar sobre a sua cidade ou outra que conhece.
• Apresentar apenas o titulo do poema “CIDADEZINHA QUALQUER” e formular hipóteses para interpretar o mesmo.
• Escrever o poema na lousa e copiar no caderno.
• Fazer leitura do poema com os alunos.
• Fazer a interpretação oral, respeitando a opinião dos alunos.
• Explorar cada estrofe para perceber o seu sentido e sua interpretação.
• Fazer leitura intercalada e em voz alta.
• Propor aos alunos a escrita de poemas sobre a sua cidade ou outra para a qual adorariam ir.

Os alunos gostaram da oficina e produziram em duplas poemas lindos. Também foram bem participativos, mas tiveram certa dificuldade na interpretação do poema “Cidadezinha Qualquer”.

Em relação a minha avaliação como cursista é positiva, quanto a participação dos alunos, a produção dos poemas e todas as atividades desenvolvidas nesta oficina. Esta oficina foi desenvolvida com alunos do 6ºano.

POEMA ESCRITO PELA ALUNA ”JESSICA LILIAM DE SOUZA PAIVA”,ALUNA DO 6°ano E

CAMPO VERDE
Campo verde cidade bela,
Com parques, praças e capelas,
Vai aos poucos crescendo e nós
Crescendo com ela.
Campo verde cidade linda,
E suas grandes plantações,
È campeão de algodão.
Soja, milho e algodão que,
Deixa branca a imensidão,
O girassol amarelo forrando,

Parte do chão.
Campo Verde tem entrada
Campo Verde tem saída
Campo Verde tem beleza
Que não sai da minha vida.







quinta-feira, 17 de setembro de 2009