quarta-feira, 28 de outubro de 2009

CAMPO VERDE,28 DE OUTUBRO DE 2009

'As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam.
Bernard Shaw

O Avancando na prática da Tp-6, Seção-1, unidade-21, trabalhei com os alunos do 9ºano com os seguintes objetivos:
*Identificar marcas de argumentatividade na organização dos textos.
*Observar como organiza-se um texto explicidamente argumentativo.
*Compreender o que significa defender uma idéia.(tese)
Primeiamente leram um fragmento retirado da Revista IstòÉ de 21/01/2004, procurando caracterizar a qual tipo de leitor destina-se. Responder as questões e promover discussão. Compreender as estratégias e argumentos usados para convencer. Desenvolver a atividade 4 da página 20, percebendo os argumentos para defender uma ideia(tese).

Organizamos duplas para desenvolver as atividades deste avançando na prática.
Enumeramos varios assuntos de interesse dos alunos, como:
_ Exercicios fisicos
_ O poder dos amigos
_ Armadilhas da beleza
_ Saúde e qualidade de vida
_ Acne na adolescência
_ Como evitar espinhas
_ Stress
_ Alimentação saudável
Cada dupla escolheu um assunto e definiu a tese que irá defender e deverá sugerir três ou mais argumentos que comprovam essa tese.
Esquematizar através de um quadro a argumentação do texto.
Apresentar aos colegas o seu trabalho para todos fazerem as suas observações e compreender a tese defendida.
A aula foi muito proveitosa, onde os alunos chegaram a conclusão que argumentar é algo do cotidiano e não é difícil transformar isso em um texto argumentativo.