quinta-feira, 6 de agosto de 2009

tp3,seçao3,unidade12

CAMPO VERDE,28 de maio de 2009


OFICINA; A INTERTEXTUALIDADE ENTRE GÊNEROS TEXTUAIS




OBJETIVO: Reconhecer a transposição de um gênero textual para outro.


PROCEDIMENTOS

*Explicar aos alunos o que é transposição textual.
*Exemplificar mostrando o exemplo da atividade 8,que é um texto bíblico de Gênesis,cap.3, vesículo 10,que diz: Do pó vieste e ao pó voltarás comparando-o com um texto publicitário.Pedir aos alunos para fazerem as interpretações.
* Formar duplas e entregar-lhes as bulas de remédio para fazer uma analise das partes que compõe uma bula de remédio.
* Fazer comentários sobre o que perceberam, como esse texto é organizado.
*Entregar para cada dupla uma cópia do texto da atividade 9 e pedir aos alunos que analisem o mesmo e compara-lo com outros semelhantes de seu conhecimento.
* Fazer perguntas orais relacionadas a atividade9.
* Propor aos alunos um exercício de transposição de gênero textual.
* Sortear entre as duplas os temas propostos:
a) Receita para um mundo melhor.
b) O/A namorado/a dos meus sonhos.
c) A escola ideal.
d) Um verdadeiro amigo/a.
* As duplas fazer a transposição do texto usando as bulas de remédio.
* Analisar os textos dos alunos.
* As duplas relatar a sua experiência.
* Fazer uma analise dos textos produzidos respondendo as perguntas:
a) Que elementos você identifica na estrutura do texto que o assemelham a uma receita culinária?
b)Por que, apesar dessas semelhanças, não podemos classifica-lo como gênero receita ( ou bula,ou manual)?
c) Que efeitos de sentido o autor consegue levar ao leitor com esse formato de gênero “transportado” de outro gênero?


Avaliar a aprendizagem dos alunos através dos textos produzidos e em sua participação coletiva e em dupla.